top of page

O autismo

 

- O QUE É: Inclui o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger. Todas essas síndromes fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA.

 

-SINTOMAS:

Transtorno do Espectro Autista causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. 

- DIAGNOSTICO: 

Por não se conhecer a causa o diagnostico pode se tornar muito difícil, principalmente nos casos leves. Isso porque não existem exames de imagens e laboratoriais capazes de comprovar o quadro de TEA. Logo, o diagnostico depende exclusivamente da observação dos médicos e dos relatos dos pais, que podem desencontrados ou minimizados por eles.

 

-Existem 3 graus de comprometimento:

  1. Leve – Alta possibilidade de melhora no comportamento e na comunicação.

  2. Moderado-

  3. Severo – Grande resistência ao contato social e as tentativas de comunicação. 

- CAUSAS:

As causas para o TEA são desconhecidas. Muitos estudos sugerem que essa seja uma situação genética, hereditária, mas ainda não existem resultados alsolutos. Contudo, avanços nas pesquisas sobre o tema sugerem que fatores ambientais (estresse, infecções, contato com substancias toxicas e complicações durante a gravidez) podem levar ao desenvolvimento do autismo.

 

-CURA:

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível.

bottom of page